Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Estabelecimento Tecnica > CIGS participa da operação interagências coordenada pelo IBAMA
Início do conteúdo da página

CIGS participa da operação interagências coordenada pelo IBAMA

Publicado: Terça, 02 de Maio de 2023, 14h43 | Última atualização em Terça, 02 de Maio de 2023, 14h43 | Acessos: 970

cigs.jpeg Manaus (AM) - No período de 24 a 28 de abril, o Centro de Instrução de Guerra na Selva (CIGS) participou com 1 (uma) médica veterinária da operação interagências coordenada pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA) e integrada, ainda, pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), pelo Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (IPAAM) e pelo Batalhão de Polícia Ambiental (BPAmb/AM).

Como resultado da Operação, foram apreendidos 26 (vinte e seis) animais silvestres usados como atração turística em um sítio localizado em Novo Airão (AM). Esses animais estavam sofrendo maus-tratos e sendo expostos, de forma irregular, à atividade turística sem licenciamento ambiental.

Entre os espécimes recolhidos pela equipe de fiscalização, havia 5 (cinco) araras, 2 (duas) sucuris, 3 (três) jiboias, 6 (seis) jabutis, 1 (um) matamatá, 1 (um) periquitão-maracanã, 2 (dois) papagaios, 3 (três) macacos-pregos e 3 (três) pirarucus. Metade dos animais está sujeito a regime especial de proteção estabelecido pela Convenção sobre Comércio Internacional das Espécies de Flora e Fauna Selvagens em Perigo de Extinção.

De acordo com a 2° Tenente Luciene Siqueira, médica veterinária do CIGS, a operação foi de fundamental importância para o resgate de animais selvagens em condições de vulnerabilidade. Muitos animais resgatados estão passando por avaliações clínicas mais específicas e outros foram reintroduzidos na floresta. Ela destaca, ainda, que ações como esta são importantes para a conscientização da população, ajudando a prevenir o comércio ilegal de animais selvagens e, consequentemente, vindo a preservar o rico bioma amazônico.

Imagens: IBAMA

registrado em:
Fim do conteúdo da página