Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Educacao Superior > AMAN encerra a 72ª Olimpíada Acadêmica
Início do conteúdo da página

AMAN encerra a 72ª Olimpíada Acadêmica

Publicado: Segunda, 13 de Março de 2023, 13h46 | Última atualização em Segunda, 13 de Março de 2023, 13h46 | Acessos: 1092

A Academia Militar das Agulhas Negras (AMAN) encerrou, no dia 3 de março, a 72ª edição da Olimpíada Acadêmica.


 

Em oito dias de atividade, foram inúmeras as conquistas alcançadas nesta edição, a começar pelas marcas atingidas pelos cerca de mil Cadetes atletas.

Foram vários os exemplos de disciplina e desporto na quadra, na piscina, no campo e nos tatames, assim como no suporte logístico e organização. Enquanto uns se concentraram em suas modalidades, outros 600 Cadetes ficaram atentos para que nada saísse do planejado, seja na realização das provas, seja nas atividades comuns a todos os envolvidos.

No encerramento, todas as equipes estiveram reunidas para selar esse grande evento, que consagrou a Infantaria com a grande campeã, seguida pela Cavalaria e Artilharia.

Dentre os progressos, a criação da Equipe de Tiro Prático da AMAN e a inédita participação das mulheres no Vôlei.

O Basquete, Triatlo, Judô, Hipismo, Futebol, Natação, Pentatlo Moderno, entre outras, são modalidades conhecidas do público, tanto na Olimpíada Acadêmica da AMAN, como também em grandes eventos esportivos. Mas na AMAN há também as modalidades estritamente militares, como o Pentatlo Militar. Nele, o lançamento de granada é uma prova que exige concentração e preparo físico do competidor, que muito se aproxima da atividade operacional.

Outro destaque é a Orientação. Com média de 13 km de extensão as pistas e possuindo muito charco e cotas ao longo dos trajetos, os atletas romperam a linha de chegada esgotados. E isso é o que também deu mais emoção à essa rústica atividade.

De maneira majestosa, a Academia Militar encerra mais uma edição da atividade, que também tem como objetivo, definir as melhores equipes para representar a AMAN na competição NAVAMAER, que conta também com representantes da Escola Naval e Academia da Força Aérea, que irá ocorrer no segundo semestre do ano, na AMAN.

registrado em:
Fim do conteúdo da página