Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

Educação Básica

Publicado: Terça, 17 de Novembro de 2020, 18h20 | Última atualização em Segunda, 11 de Julho de 2022, 11h59 | Acessos: 4967

Sistema Colégio Militar do Brasil: representantes da Educação Básica no Exército Brasileiro.

                                                                     alunos

Foto: Comunicação Social do Colégio Militar de Curitiba

A Educação Básica no Sistema de Ensino do Exército

A Educação Básica no Sistema de Ensino do Exército é representado pelo Sistema Colégio Militar do Brasil (SCMB). Coordenado pela Diretoria de Educação Preparatória e Assistencial (DEPA), o SCMB é composto por treze Colégios Militares distribuídos no território nacional:

- Colégio Militar de Belo Horizonte (CMBH);

- Colégio Militar de Belém (CMBEL);

- Colégio Militar de Brasília (CMB);

- Colégio Militar de Campo Grande (CMCG);

- Colégio Militar de Curitiba (CMC);

- Colégio Militar de Fortaleza (CMF);

- Colégio Militar de Juiz de Fora (CMJF);

- Colégio Militar de Manaus (CMM);

- Colégio Militar de Porto Alegre (CMPA);

- Colégio Militar do Recife (CMR);

- Colégio Militar do Rio de Janeiro (CMRJ);

- Colégio Militar de Salvador (CMS);

- Colégio Militar de Santa Maria (CMSM).

A fundamentação que norteia a proposta pedagógica dos treze Colégios Militares (CM) que compõem o SCMB são os princípios gerais e os preceitos contidos no Regulamento dos Colégios Militares (R-69) que definem os CM como organizações militares que funcionam como estabelecimentos de ensino (Estb Ens) de educação básica com a finalidade de atender ao Ensino Preparatório e Assistencial.

Faz-se necessário o preciso entendimento das duas vertentes de ensino aqui destacadas - a preparatória e a assistencial - bem como do caráter imprescindível da articulação entre elas, no intuito do melhor cumprimento da missão dos CMs.

A educação preparatória proporciona aos discentes a busca ética da felicidade e a realização pessoal. Deve habilitar todos os alunos ao prosseguimento dos estudos, seja pelo despertar das vocações militares – em especial para o ingresso na Escola Preparatória de Cadetes do Exército (EsPCEx) –, seja pela preparação aos processos seletivos ao ensino superior.

Esta educação deve, portanto, preparar para a sociedade do futuro, marcada pelo avanço tecnológico, pelo mercado de trabalho volátil e competitivo, onde somente a posse do conhecimento não é suficiente, mas também, faz-se necessária a flexibilidade de seu emprego em conjunção às relações interpessoais.

A educação assistencial remete à gênese e à justificativa do próprio SCMB: a busca do equacionamento das vicissitudes inerentes à profissão militar, das dificuldades impostas à família castrense que impactam o moral da tropa.

É neste cenário que se inserem os Colégios Militares, educandários fortemente ancorados nos valores éticos e morais, nos costumes e nas tradições cultuados pelo Exército Brasileiro. É deste somatório que emerge a identidade do Sistema, o diferencial capaz de gerar vínculo, apego e sentimento de pertença aos Colégios.

O SCMB preocupa-se em formar jovens ativos e criativos, autônomos e autores, providos de competências, habilidades, ou seja, indivíduos mais responsáveis, atuantes e transformadores; para isso, sustentam-se sobre os mesmos pilares do Exército Brasileiro: a hierarquia e a disciplina. Esta peculiaridade distingue os Colégios Militares no todo maior da educação nacional e reforça a imagem que vieram lapidando ao longo de mais de cento e vinte anos: sua marca particular.

Os CMs desenvolvem suas atividades desde o 6º ano do ensino fundamental ao 3º ano do ensino médio por meio de um arrojado Projeto Pedagógico que busca promover a construção do conhecimento para a formação de um indivíduo crítico e cidadão.

Sites sugeridos:

Diretoria de Educação Preparatória e Assistencial: www.depa.eb.mil.br

Página Eletrônica institucional onde podem ser obtidas maiores informações sobre o Sistema Colégio Militar do Brasil, formas de ingresso, Proposta Pedagógica, Missão, Valores e links dos Colégios Militares. Leia mais...

Nova Escola: www.novaescola.org.br

É a maior revista de Educação do país que há 30 anos contribui para a melhoria da qualidade de ensino. Todos os meses, ela traz práticas educacionais, além dos conteúdos mais relevantes para a Educação Infantil e o Ensino Fundamental. Dentro de Nova Escola, você também encontra a revista Gestão Escolar, na qual você pode ler sobre aprendizagem, administração, formação e muito mais. Leia mais...

Brasil Escola: brasilescola.uol.com.br

O Brasil Escola.com é um dos maiores sites privados de educação brasileira. Criado em 2002, tem como objetivos principais auxiliar os alunos nos seus estudos, no desenvolvimento de trabalhos escolares, na fixação de exercícios e teorias vistas na sala de aula e na descoberta de curiosidades. Leia mais...

Planeta Educação: www.planetaeducacao.com.br

O site Planeta Educação, portal educacional da empresa brasileira Vitae Futurekids, é um mundo de informação sobre questões educativas não apenas para os professores, mas para todos os agentes educativos. Leia mais...

Portal do Professor: http://portaldoprofessor.mec.gov.br

Este portal é um espaço para você professor acessar sugestões de planos de aula, baixar mídias de apoio, ter notícias sobre educação e iniciativas do MEC ou até mesmo compartilhar um plano de aula, participar de uma discussão ou fazer um curso. Venha fazer parte desta comunidade! Leia mais...

registrado em:
Fim do conteúdo da página